top of page
Foto do escritorContextualize UEMG - Passos

UNABEM promove debate e reflexão na Semana da Consciência Negra


Imagem: Geovane Andrade


Redação Agência Escola – UEMG Passos

Ana Carolina Ávila – 4º p. de Jornalismo


A Universidade Aberta para Maturidade – UNABEM promoveu entre os dias 22 e 26 de novembro a Semana da Consciência Negra. As aulas foram realizadas de forma remota, pelo grupo do WhatsApp da instituição, marcadas por atividades que enfatizaram o debate e a importância da “Consciência Negra”.

Os conteúdos discutidos foram elaborados por cada um dos colaboradores. “Durante toda a semana, a Leila Andrade (presidente do Centro Acadêmico) postou poemas, vídeos, materiais sobre o tema e auxiliou a aluna Virgínia Severino a organizar a cantoria de sexta feira, reservada para músicas de grandes cantores e poetas negros. Na atividade denominada “Faça você mesmo”, a aluna voluntária e ex-estagiária da UNABEM, Bruna Lopes, nos encantou com o ensinamento de como podemos confeccionar a boneca Abayomi, que ficou conhecida como símbolo de resistência negra. Na aula de terça-feira, a professora Yara Alves (coordenadora da Unabem) ministrou conteúdos relativos às resistências negras ao longo da história de nosso país”, conta Geovane Andrade, professor colaborador da Unabem.

Com o tema “Grandes Poetas e Cantores Negros”, a atividade no “Cantorias de Sexta” homenageou a escritora Conceição Evaristo e cantores como Gilberto Gil, Tim Maia, Milton Nascimento, entre outros. A aluna Virginia Severino, 65 anos, conta como foi participar desta semana que teve como foco a Consciência Negra. “Foi uma semana incrível, com um cronograma sensacional falando sobre a Consciência Negra. Tivemos uma noite linda de cantoria com poemas, poesias, frases e música”. A aposentada complementa que “o preconceito da raça é injusta e causa grande sofrimento às pessoas. Acredito na liberdade para todos. Foi incrível e sensacional, sempre trazendo reflexões.”

O professor colaborador da Unabem, Geovane Andrade, enfatiza a importância de se trabalhar um tema tão importante com os alunos. “O objetivo da Semana da Consciência Negra é proporcionar aos alunos a reflexão sobre a data e sua importância, promovendo o resgate histórico da riqueza cultural dos povos africanos e sua contribuição para a formação do povo brasileiro” conta.

O trabalho desenvolvido na Unabem tem um impacto tão positivo e significante que o aluno voluntário do curso de História, Rafael Matheus de Jesus da Silva, teve seu artigo “Educação antirracista na terceira idade: refletindo a consciência negra na Unabem/Passos-MG” publicado no 22° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, sob orientação da professora Yara Alves, coordenadora da Unabem.


Os conteúdos ministrados na Semana da Consciência Negra já estão disponíveis no canal do YouTube da instituição. Acesse e saiba mais!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

تعليقات


bottom of page