Verdades e mitos sobre o TCC
- Contextualize UEMG - Passos

- há 23 horas
- 2 min de leitura
Por: Gustavo Fraga

Monografia, livro-reportagem, revista, documentário, podcast... O Trabalho de Conclusão de Curso é frequentemente visto como o grande desafio da vida universitária, mas o processo é, na verdade, mais simples e estruturado do que a maioria dos estudantes imagina. Para o curso de Jornalismo, uma das maiores dificuldades é a escolha do formato: o aluno pode optar pela monografia ou produto – livro-reportagem, revista, documentário, podcast, entre outros.
O processo começa com a escolha do tema. A vasta gama de opções costuma dificultar a decisão inicial, levando muitos estudantes a travarem. No entanto, a melhor estratégia é listar os temas de interesse e, em seguida, buscar um orientador que ajude a refinar a escolha. A melhor opção é listar os temas desejados e, após isso, buscar um orientador que ajude o aluno a tomar a melhor decisão. Muitos alunos optam por temas que envolvam seus gostos pessoais, e isso inclui filmes, artistas musicais, times de futebol... O importante é trazer um referencial teórico que case com o objeto de estudo
Após essa etapa, o aluno deve escolher um modelo de trabalho que se identifique mais. Se tem mais facilidade para escrever, é preferível optar pela monografia ou livro-reportagem – o que também ajuda no momento da escolha são artigos que o aluno pode desenvolver durante o próprio curso, principalmente na disciplina de Metodologia de Pesquisa, e retomar a pesquisa para o trabalho final. Por outro lado, se o estudante tem mais facilidade com o audiovisual, a produção de um documentário ou vídeo-reportagem torna-se mais viável.
A partir daí, é essencial a criação de um cronograma para o desenvolvimento do trabalho, a fim de evitar complicações envolvendo prazos e a entrega do trabalho final. O estudante também deve estar em constante contato com o orientador, afinal a função dele é justamente guiar o aluno no desenvolvimento do trabalho.
Com o trabalho concluído, o estudante deve voltar o foco para a defesa. A definição da banca é de grande importância. O ideal é escolher professores que tenham familiaridade com o tema escolhido para facilitar na avaliação. Após isso, é fundamental preparar a apresentação, ensaiando o maior número de vezes possíveis para que todo o conteúdo seja devidamente lembrado na hora da defesa.
O TCC é a oportunidade perfeita para o estudante fazer um trabalho que seja relevante para a sociedade e para a comunidade acadêmica e, ainda, relacionando com algum gosto pessoal. Não há motivos para pânico. O segredo é ter disciplina, foco e trabalho duro.


Comentários