por Vinícius Borges
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) promoveu, nesta semana, o 26º Seminário de Pesquisa e Extensão, nos dias 6, 7 e 8. O evento, aberto ao público, teve como tema nesta edição "Inteligência Artificial: Pontes entre Ciência e Sociedade".
O Seminário de Pesquisa e Extensão é o principal evento institucional da Uemg. Criado em 1996, ele já passou por diferentes formatos ao longo dos anos, sempre acompanhando a evolução da própria universidade.
A edição deste ano realizada no Bloco 5 da Unidade de Passos, contou com a tradicional apresentação de pôsteres dos discentes que ao longo do ano, elaboraram atividades extensionistas e de pesquisa. Além desse espaço de apresentações, o seminário contou com minicursos, mesas-redondas, palestras e oficinas, distribuídas também nos blocos 6 e 7.
Essas exibições tem como objetivo promover a divulgação e o compartilhamento de conhecimentos, além de incentivar a investigação científica e a produção acadêmica. Tal iniciativa também busca integrar as diversas unidades acadêmicas da Uemg. Dessa forma, o seminário possui um papel fundamental na comunidade, fomentando conhecimento e disseminação de pesquisas e informações sobre assuntos variados.
Neste ano, foram apresentados cerca de 360 pôsteres. Cada proponente, ao se inscrever, desenvolveu um resumo de sua apresentação, que passou por uma avaliação rigorosa quanto à qualidade científica.
De acordo com a coordenadora de pesquisa da Uemg Passos, Michelle Aparecida Pereira Lopes Michelle, as atividades de pesquisa e de extensão são geridas pelas suas respectivas pró-reitorias e acompanhadas na unidade pelas coordenações de pesquisa e coordenação de extensão.
“Ao longo do ano, os órgãos de fomento abrem editais nos quais os professores propõem seus projetos e, sendo aprovados, ocorrem os processos de seleção e de indicação de bolsistas. Assim, o Seminário de Pesquisa e Extensão da Uemg abre espaço para que a comunidade acadêmica conheça o potencial das pesquisas e da extensão desenvolvidas em nossa unidade”, afirma a coordenadora.
Nesse sentido, a universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Pesquisa e extensão são possibilidades de compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
Dessa forma, essa são maneiras de articulação do conhecimento científico advindo da pesquisa e de atividades extensionistas, com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
Comments