Por Raissa Repache Bicalho,
3° período do curso de Jornalismo
O caso aconteceu dia 12 de junho na sala do 1° período ABI do curso de Educação Física durante a aula de Bases Antropológicas e Sociológicas. O aluno que já havia discutido anteriormente com os colegas por divergências política, realizou o gesto após ser chamado de fascista pelos colegas de sala.
Foto/Reprodução: Internet
Segundo um dos alunos, a discussão começou após a turma confeccionar uma camiseta do curso. As camisetas de todos eram pretas, mas o aluno que já se comportava de forma agressiva e provocadora há meses, preferiu que a dele fosse feita na cor branca. Diante disso, os colegas o chamaram de fascista, o estudante admitiu que era e realizou uma saudação nazista.
De acordo com outros colegas, o aluno provocava constantemente discussões durante essa matéria, subindo o tom de voz com a professora e com outros estudantes. Em uma aula ministrada sobre a inclusão de outras práticas na educação física, como a dança, atividade pouco praticada não somente em escolas, como também em academias, o aluno disse que não deixaria o filho dele participar. Outro caso relatado pelos estudantes aconteceu em uma atividade de yoga da matéria Consciência Corporal e Percepção. Durante a realização de uma das posições de yoga, o aluno fez piadas e brincadeiras com conotação sexual.
A UEMG – Passos abriu uma Comissão de Inquérito formada por professores e alunos a fim de esclarecer a situação e tomar uma decisão a respeito. O gesto em questão é a saudação nazista "sieg heil", usada principalmente na Alemanha durante as décadas de 1930 e 1940 por seguidores de Adolf Hitler (1889-1945). Apologia ao nazismo é crime previsto pela lei nº 9.459/97, tendo a pena de até cinco anos de prisão, além de multa.
Até o momento a Comissão de Inquérito não divulgou a decisão tomada.
Comments