Internações psiquiátricas podem ser de três tipos: voluntárias, involuntárias e compulsórias. No Hospital Otto Krakauer, em Passos, além dos internos, convivem harmoniosamente 21 pacientes que estão institucionalizados, em alguns casos, há mais de 15 anos, sendo que o tempo mínimo para ser considerado morador é de 2 anos.
João da Silva (nome fictício), 41 anos, foi deixado sem documentos pela polícia na porta do Hospital em 1988, quando tinha apenas 14 anos. Acredita-se que ele veio andando sem rumo do Hospital Pênfigo “Fogo Selvagem” em Uberaba, Minas Gerais.
Diagnosticado com Autismo associado a um retardo mental de leve a moderado, João teve dificuldade de adaptação, pois era muito agressivo. Porém, o tratamento fornecido a ele juntamente com o cuidado e atenção dos funcionários permitiu que se adaptasse plenamente.
Após anos de abandono, a família do paciente recentemente entrou em contato com o Hospital e chegou a realizar visitas, mas o interesse era apenas financeiro, pois havia um imóvel envolvendo João. Esse reencontro trouxe novos episódios de agressividade e revolta para o paciente e, desde então, nenhum outro contato foi feito pela família.
A psicóloga Maria de Fátima Moreira integra a equipe do Hospital Otto Krakauer desde 1987 e, por isso, acompanhou toda a trajetória do João da Silva. Ela conta que, hoje em dia, o paciente está “controlado”, participa de todas as atividades, se envolve nos projetos terapêuticos e tem uma ótima condição de vida.
Para ela, o Otto tem um papel fundamental na história do paciente. “O Hospital salvou a vida dele. Se não fosse o Otto, ele estaria morto nas ruas ou vítima das drogas”, afirma a psicóloga.
O Hospital Otto Krakauer, fundado em 1975 em Passos, é uma entidade beneficente cuja missão é atender e dar assistência às pessoas com transtornos mentais, psicóticos e dependentes químicos. Mantido pela Fundação Beneficente São João da Escócia da Loja Maçônica Deus Universo e Virtude, o Hospital, que é financiado 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) conta com uma equipe multiprofissional que oferece tratamento especializado por meio de atendimento médico psiquiátrico, clínico geral, psicoterapias individuais e em grupo.
Atualmente, a entidade atende 156 pacientes de aproximadamente 130 municípios do Estado de Minas Gerais.
Saiba como ajudar:
Para ajudar o Hospital Otto Krakauer você pode fazer doações de alimentos, roupas, calçados ou depósito em dinheiro na conta corrente abaixo:
Conta para doações
Banco do Brasil
Agência 194-5
Conta Corrente 70.000-2
Comments