por Rafael Marcon
No dia da Consciência Negra, a quarta edição da Feira Afro inicia com uma programação recheada de cultura e resistência. A expectativa é a melhor possível. Assim como disse Reinaldo Alves, produtor do evento, em entrevista exclusiva ao Contextualize, logo de cara são esperadas mais de 3 mil pessoas no Mercado Municipal - o local da feira.
A maior Feira Afro da história de Passos inicia hoje
“Sem dúvida, esta promete ser a maior edição da Feira Afro. Diversas melhorias foram implementadas, como uma estrutura mais robusta, incluindo palco, iluminação de qualidade, tendas ampliadas para os empreendedores e uma programação ainda mais diversificada e atrativa. Além disso, buscamos enriquecer o conteúdo cultural, oferecendo apresentações artísticas de grande impacto e espaços para debates e discussões que fortalecem a identidade negra e a conexão comunitária”, afirmou o produtor.
O evento acontece nos dias 20, 22, 23 e 24. Nesta quarta-feira, dia 20, a feira inicia às 11h e se estende até às 20h com diversas atrações: música, culinária, exposições artísticas, manifestações religiosas e culturais, capoeira e palestras sobre temas sócio-raciais. Os outros dias seguem o embalo e não ficam para trás. Ao todo, a expectativa da produção é contar com 12 mil participantes da comunidade passense durante os quatro dias de feira.
O sucesso do evento, vale ressaltar, já é antigo. Sendo esta a quarta edição, a Feira Afro surgiu com o propósito de empoderar o povo preto de Passos. Hoje, chega até mesmo à turistas da região e segue dando luz a uma luta pertinente na sociedade atual. Segundo Reinaldo, a valorização à cultura negra já é um polo positivo na cidade do Sul de Minas Gerais.
“Desde sua origem, a Feira Afro foi criada com o objetivo de ser um espaço de resistência, visibilidade e fortalecimento da cultura negra em Passos e região. Ela surgiu para dar voz e oportunidade aos empreendedores negros, artistas e movimentos culturais que, historicamente, não encontravam espaço para se expressar. Hoje, a feira vai além disso: tornou-se um ponto de conexão e inspiração para a comunidade passense, promovendo o empreendedorismo, a educação e a valorização da ancestralidade negra, além de ser um motor de transformação social”, disse.
“A Feira Afro não é apenas um evento local; ela tem se consolidado como um marco para o turismo cultural da região. Com o sucesso das edições anteriores, já observamos um crescente interesse de visitantes de outras cidades, o que fortalece o comércio local e impulsiona a economia de Passos. Além disso, eventos como este criam uma imagem positiva para a cidade, que passa a ser reconhecida como um polo de valorização da cultura negra, atraindo um público cada vez maior em busca dessa experiência única”, ressaltou o profissional.
A entrada é gratuita no Mercado Municipal e vale a pena pela programação especialmente diversificada. Mais informações da Feira Afro são possíveis de serem encontradas nas redes oficiais do evento: feira_afropassos. Os detalhes de cada atração também serão publicados dia após dia.
“A Feira Afro Passos é mais do que um evento; é uma celebração da identidade, do talento e da força da cultura negra, com impacto profundo na comunidade local e na região”, concluiu Reinaldo na entrevista.
Comments