Saiba sobre o infeliz posicionamento do prefeito de São Sebastião do Paraíso
Por Julia Cristina Oliveira,
4° período do curso de Jornalismo
Na última semana, o prefeito de São Sebastião de Paraíso, Marcelo de Morais, em entrevista para a rádio Massa FM, deu seu posicionamento sobre os estudantes que fazem parte da AEP (Associação dos Estudantes Paraisenses). A entrevista revoltou os universitários, que enxergavam no político a esperança de uma ajuda financeira para a locomoção dos estudantes até a universidade.
A Associação dos Estudantes Paraisenses é mantida financeiramente pelos próprios alunos, que viajam para três cidades diferentes para estudar, são elas: Passos (MG), Franca (SP) e Batatais (SP). É pago mensalmente uma quantia para que os ônibus continuem rodando e garanta a educação dos alunos. Porém, essa quantia é alta e pesa nos bolsos dos estudantes que foram atrás do prefeito com o objetivo de tornar o transporte mais acessível.
Foi feita uma audiência pública a fim de reivindicar o suporte no transporte, o qual os vereadores mostraram apoio. Contudo, o prefeito da cidade revelou sua opinião em entrevista ao vivo na rádio Massa FM. Ao responder à questão de um estudante que dizia “Alguma previsão de ajuda para a AEP?”, Marcelo respondeu de maneira rasa e indignante, apontando a audiência marcada, mas dizendo não se lembrar o porquê de não ter ido.
Ele também disse que os estudantes deveriam optar por estudar nas universidades da cidade, ao invés de ir para fora. Entretanto, as opções de cursos no município são escassas e as universidades são majoritariamente privadas. São Sebastião do Paraíso recentemente recebeu um Campus da UFLA (Universidade Federal de Lavras), porém, até o momento ela só oferece uma opção de curso.
Os universitários mostraram revolta diante do discurso do prefeito e pretendem continuar na luta por seus direitos. O posicionamento do prefeito, que também é professor, apresenta falta de interesse no investimento da educação, visto que toda a luta que está sendo travada pelos alunos é inteiramente em prol da educação.
Alunos pegando o ônibus para ir à universidade.
Komentar