Feira Livre de Sábado
Por Bianca Aparecida Simionato,
3° período do curso de Jornalismo
Junho é o mês das festas juninas e com elas as comidas típicas ganham um destaque maior entre a população. As feiras de orgânicos e pequenos produtores, onde esses alimentos são mais encontrados, acabam atraindo muitas pessoas e recebendo bons lucros no período das festas.
Sendo assim, fomos até a tradicional Feira Livre de Sábado, de Passos (MG), para entrevistar os feirantes e registrar o movimento do local. Conseguimos conversar com Junior, da barraquinha de roupas e acessórios; Silvia, da barraquinha “Silvia Pastelaria” e Maria de Lourdes, da barraquinha “Pura Mineira da Lourdes”, especializada na produção de alimentos derivados do milho.
Segundo eles, apesar de não conseguirem passar exatamente uma média das vendas – pois não costumam contar quanto vendem por dia, apenas analisam, por cima, quantos clientes aparecem – há de se notar um aumento na clientela no mês de junho, por conta das festas juninas. “Sim, acaba vendendo um pouco mais em relação aos outros meses, mês de festa junina ajuda a gente”, disse Silvia.
Maria de Lourdes revela que, “Trabalho há 30 anos aqui, e varia muito de ano em ano, mas dá para perceber que em junho recebemos um pouco mais de clientes, ainda mais eu que vendo pamonha e cural, que é bem típico de festa junina”.
Barraquinha “Pura Mineira da Lourdes”
Além do mês de festa junina, outra época que vende mais é final do ano, por ser época de férias recebem mais pessoas de fora. “Mês de festividades sempre vendem mais, assim como no final do ano que vem muita gente de fora”, disse Júnior.
Barraquinha do Júnior
Por fim, contaram como é a rotina trabalhando como feirantes, tendo que preparar todas as comidas e produtos, se deslocar até a praça onde acontece a feira, montar as barraquinhas, o que é muito corrido e cansativo. “Chego aqui às 4h da manhã e saio 13h30. É tudo muito corrido pois não trabalho só na feira de sábado, mas outros dias também e acabo não tendo tempo para nada”, explica Maria de Lourdes.
Inclusive, esse foi um dos motivos que impediu muitos feirantes de conceder entrevistas. Eles alegaram não ter tempo de responder nossas perguntas.
A Feira Livre de Sábado está localizado na praça Francisco Sales e acontece todos os sábados das 7h às 12h, com diversas barraquinhas vendendo dos mais variados produtos, desde pastel, doces caseiros, caldo de cana, pão de queijo, verduras, frutas, pamonha, milho, até roupas, brinquedos e acessórios.
Comments