Calçada da rua dos Brandões - Foto: Raissa Bicalho
Por Raissa Repache Bicalho,
3º período do curso de Jornalismo
A situação das calçadas de Passos dificulta a vida dos moradores, tem gerado incômodos e até mesmo acidentes. Esse é o caso da estudante de Publicidade e Propaganda Beatriz Soares Uzai. Moradora de São Sebastião do Paraíso, ela viaja todo dia para Passos para estudar, mas em julho de 2022 quando estava a caminho do Bloco 6 da UEMG, enfiou o pé em um buraco na calçada da Rua Dr. Carvalho, torceu o tornozelo e caiu.
De acordo Beatriz, “por sorte socorrida pelos bombeiros que ficam ao lado do bloco, que me levaram à UPA”. A aluna ainda reclamou da limpeza das calçadas, que além dos buracos e partes soltas, contam com lodo e folhas espalhadas pelo chão.
A empregada doméstica Marli Marques Rodrigues de 63 anos também reclamou da situação que se encontram as calçadas da cidade. Ela é moradora do Jardim Polivalente, e prefere andar de carro do que caminhar duas ruas a pé, pois tem medo de tropeçar não só nos buracos, mas também no mato que cresce ao redor deles.
Calçada da rua Dr. Carvalho – Foto: Raissa Bicalho
Ao contrário da situação precária da maioria das calçadas de Passos, algumas ruas e avenidas da cidade tem passado desde o segundo semestre de 2022 por recapeamento asfáltico. Segundo divulgação da Prefeitura, o projeto prevê a recuperação do asfalto de 26 ruas e mais de 270 mil metros quadrados de requalificação de pavimento. No entanto, o projeto não agradou a população passense, que questionou a falta de investimento da reforma das calçadas da cidade.
A Prefeitura Municipal de Passos e a Secretária de Obras não se manifestaram até o momento.
⭐⭐⭐