Por Gustavo Fraga,
3° período do curso de Jornalismo
Diariamente, diversas pessoas saem de casa com suas bicicletas para ir ao trabalho, escola, faculdade ou para praticar uma atividade física. Porém, esse tipo de locomoção pode ser um tanto quanto perigoso. Isso porque não há ciclofaixas, que são os espaços delimitados nas próprias ruas e avenidas, e nem ciclovias, pista localizada separadamente das ruas, nas principais avenidas da cidade. Apesar das centenas de ciclistas que transitam diariamente por essas vias.
De acordo com a professora e praticamente de ciclismo Andressa Santos, a instalação de ciclofaixas, por exemplo, é necessária para a segurança e inclusão no trânsito de quem pedala. Além disso, segundo ela, seria importante para o “incentivo à prática, pois muitas pessoas têm medo de andar com sua família, seus filhos, por receio de acidentes”.
Andressa também sugere a melhoria das ruas da cidade. “A primeira coisa é ter asfaltos melhores. As ruas cheias de buracos ou com blocos antigos dificultam a circulação de bicicletas e aumenta o risco de acidentes. Melhorar as vias seria o primeiro passo”, disse.
Atualmente, apenas três avenidas da cidade de Passos contam com ciclovias e ciclofaixas instaladas, uma delas começa na Avenida José Caetano de Andrade, no bairro São Francisco e termina na Avenida Sabiá, no bairro Umuarama. Já a Avenida Expedicionários, no bairro Novo Mundo, conta com um trecho de ciclovia. No entanto, ela se encontra em péssimo estado de conservação. A limpeza não ocorre frequentemente e a passagem é bloqueada pela vegetação, fazendo com que o ciclista precise se arriscar no acostamento da rua.
Kommentare