Clima frio e seco favorece o aparecimento ou agravamento de determinadas doenças
Por Júlia Dias,
Estudante do 3º de jornalismo
Durante o inverno, período compreendido entre os meses de junho e setembro, é comum a intensificação de doenças respiratórias como rinites, sinusite, gripes, pneumonias e a asma, o que torna importante os cuidados especiais com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Segundo o clínico geral, geriatra e médico do trabalho Dr. Ogilson Fernandes Westin, a maior incidência dessas doenças se dá devido à queda na imunidade provocada pela diminuição da temperatura e pela pouca umidade no ar, que contribuem para o aumento de infecções por vírus oportunistas e bactérias.
De acordo com a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, o costume de manter os ambientes fechados e sem ventilação para evitar as correntes de ar frio também é responsável por aumentar a transmissão de microorganismos causadores de doenças infecciosas das vias superiores e pulmonares.
Devido a isso, certos métodos de prevenção devem ser tomados. Segundo o Dr. Ogilson Westin, é necessário que se evite correntes de ar frio e que se preze pelo aquecimento do corpo, por meio do uso adequado de agasalhos e do consumo de comidas e bebidas quentes, além de ser importante uma intensa hidratação. Também é interessante o consumo de fontes de vitamina C, como laranja e limão, e suplementos à base de zinco, tudo mediante orientação médica.
Além disso, o inverno também favorece o agravamento de doenças reumáticas e problemas ortopédicos, ao tornar mais frequentes as dores causadas por essas enfermidades, sendo recomendado o aquecimento do corpo e a prática de atividades físicas leves, como alongamentos.
Ao apontar os métodos de prevenção necessários para evitar as doenças respiratórias, o Dr. Ogilson também destacou a importância da vacinação adequada e em dia contra a gripe e outras doenças. “Existe um movimento anti vacinas totalmente sem bases científicas. As vacinas salvam o mundo desde que o mundo é mundo, e salvam as pessoas desde quando foram descobertas.”, comentou. Além disso, o médico geriatra incentivou a atenção aos cuidados com a higiene pessoal, como a lavagem adequada das mãos, e o uso de máscaras.
Комментарии