Movimentos socioculturais são ações coletivas de grupos organizados com o objetivo de alcançar mudanças sociais por meio de embate político e atividades culturais. Esse é o caso do “Piquenique da Estação” que acontece na antiga Estação Cultura em Passos.
Prestes a completar um ano de existência, o Piquenique realizou recentemente a sua décima edição. Criado com o objetivo de preservar e ocupar a antiga Estação que estava abandonada, esse movimento social visa à defesa do patrimônio material e imaterial, ressaltando a importância dos espaços públicos de qualidade, cidadania e investimentos e políticas culturais.
O “Movimento Ocupe Estação Cultura”, que é responsável pela organização das edições do Piquenique, destaca ainda a importância de uma nova perspectiva em relação à construção social que esse movimento popular traz, já que as políticas públicas nessa área são ausentes e não atendem à diversidade da cidade e das pessoas. ”Costumamos destacar o “direito à cidade” como eixo central para este diálogo. Para isso foi, e é, preciso o ajuntamento das diversas vertentes que compõem a construção da cidade que queremos”, contou o Movimento que acredita no diálogo como um caminho de mão dupla.
O Piquenique oferece diversas atividades de formação como oficinas de pintura, musicalização, leitura e slackline, além das programações culturais com shows de artistas locais, exposições de artes visuais, performances, exibição de filmes e varal de poesias. As oficinas se diversificam conforme a idade (vão desde brincadeiras de criança até uma aula de práticas nutricionais), trabalhando a colaboração e união dos participantes, procurando entender as vontades e necessidades dos mesmos.
A estudante de Publicidade e Propaganda Giovana Cristina Gabriel, 19, elogia a forma que os organizadores utilizaram a Estação e transformaram em um espaço de diversão. “É um programa de muita interatividade pra todas as idades, um evento bem cultural no qual se sai com bastante carga de conhecimento”, conta.
Os resultados obtidos até agora, segundo o Movimento Ocupe Estação Cultura, são satisfatórios, pois foi aderido pela população que a cada edição participa em maior número. Com o planejamento do próximo Piquenique, o Movimento continua visando melhorias por meio de pesquisas para atender aos pedidos, e aos poucos eles se organizam e sistematizam para que a Estação Cultura se torne um lugar de uso frequente oferecendo atividades culturais permanentes e de educação patrimonial.
Commentaires