A leitura sempre foi uma atividade humana importante, no entanto, com o avanço da tecnologia ela parece estar sendo deixada de lado, porém não por todos, pois ainda existem pessoas que prezam pelo livro e que levam esse legado adiante. Conversamos com o escritor e estudante de teatro, José Levindo Brasileiro, de 77 anos, que é membro fundador da “Escritores e Cia”, uma associação sem fins lucrativos que funciona em Passos visando levar o incentivo à leitura para os moradores da cidade.
O que é a associação?
É uma associação de escritores, denominada: ” Escritores & Cia”. Uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos, sem vínculo de dependência de qualquer natureza com outras entidades de direito público ou privado.
A associação visa promover o hábito pela leitura, incentivando as pessoas à leitura em geral, às atividades culturais, oficinas, intercâmbio sociocultural e ações educativas; fomentará e desenvolverá projetos de alcance literário.
Quantas pessoas fazem parte? E qual seu objetivo?
Na presente data contamos com 28 associados. Incentivo à leitura.
Quem pode participar?
Qualquer cidadão que se interessa pela literatura e
De preferência que já tenha produzido trabalhos literários, publicados ou não.
Como se dá o processo de ingresso?
Procurar um associado para manifestar o seu desejo é ouvir deste, detalhes quanto ao funcionamento da associação. Existe todo um trabalho de admissão, assim como, é feito em qualquer associação cultural.
O Sr. Acredita que as novas tecnologias vão resultar no fim do livro impresso?
Nunca. O livro sempre terá o seu lugar de importância, é claro que como avanço das novas tecnologias, a sua presença está diminuída e continuará num ritmo, que não sei precisar, apenas acredito que sempre terá o seu lugar.
Qual a importância da literatura na nossa sociedade?
A importância da literatura sempre teve um lugar de destaque, na evolução da humanidade e mais agora com a presença da informática, ela terá condições de ocupar um lugar de mais destaque ainda.
A “Escritores e Companhia” está localizada na Praça Geralda da Silva Maia, no Palácio da Cultura – Sala 06.
Comentarios