Por Raissa Bicalho e Vinicius Borges
4° período do curso de Jornalismo
No terceiro e último dia de evento, o líder de inovação na Syngenta Seeds para o Brasil e Paraguai, Daniel Pedroso, compareceu a fim de apresentar novas perspectivas para alavancar a inovação no agronegócio.
No Innovation Experience CSS de 2023, ele falou sobre maneiras de desenvolver novos métodos para ampliar as produções nacionais e automatizar regiões rurais por meio da adesão de novas tecnologias e mudança na visão em relação ao futuro do agronegócio.
Em relação ao receio da maior parte da população de pensar que automação em áreas rurais significa perda de seus empregos, Daniel Pedroso disse que umas das alternativas para essas pessoas é se especializar mais nessas questões de automações e nessas tecnologias digitais, quanto mais você souber como elas funcionam mais você vai saber onde você poderia estar inserido para fazer outra atividade especializada nesse novo mundo.
“A inteligência artificial hoje está sendo falada em todos os lugares, sendo fundamental para você desenvolver novos produtos e novas visualizações e daqui a pouco veremos a inteligência artificial em outros meios que vão ajudar muito a gente evoluir como ser humano”, ele citou ser o principal ponto para inovação para o futuro.
Fora da área do agronegócio, ele acrescenta que em todas as áreas nós podemos evoluir mais. "A inovação não é medicada a um setor ou outro, nós temos que considerar as nuances e particularidades de cada indústria para o processo de inovação em qualquer área que você se encontra, o que não muda é o pensamento, cultura e a forma de fazer para que você possa inovar."
Outra palestra importante do último dia foi a do Advogado Municipalista Michel Carrenho sobre “O efeito Heineken no desenvolvimento regional”. A discussão contou com a presença do prefeito passense Diego Oliveira e líderes de outras cidades da região.
Segundo Carrenho, a vinda da Heineken beneficia não somente os municípios, como também as empresas da região. “Essas empresas trazem serviços e terceirização, significando ISS, um Imposto Sobre Serviços”
コメント