Quem está em Passos à algum tempo, com certeza se lembra das antigas sessões de cinema sediadas pela antiga Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos), Pipoca e Bala Pipper. Vindo deste projeto, Itamar Bonfim e Patrick Figueiredo aprimoraram-o, criando então, o CineClube Cidade, que traz m uma proposta diferente: a de exibir filmes contemporâneos, em geral não comerciais, que são cultuados por cinéfilos. A partir daí, a cada primeira segunda-feira de um novo mês, o CineClube exibe no Teatro Rotary um longa diferente.
Marcando presença em Passos nesses aspectos à três meses, o Projeto visa acentuar a cultura cinematográfica na cidade mineira, já que a mesma carrega consigo um grande processo histórico no ramo. “É de Passos um dos maiores empresários do ramo, que nos anos 70-80 era dono da grande maioria das salas de cinema do país, além de ser também responsável pela distribuição da maioria dos filmes que chegavam ao país! O Cine ROXY e o Cine ALVORADA fizeram história com suas imensas salas que já tiveram mais de 1.000 lugares cada uma! O Selton Mello, um dos maiores atores e experts em Cinema Nacional é daqui, então, motivos não faltam!”, afirma Patrick.
Florescendo e criando novas ideias e conceitos, o CineClube e o Teatro Rotary têm a tendência apenas de crescer, uma vez que as artes estão interligadas, seja por meio do cinema ou dos palcos fora das câmeras. Com sessões francas e abertas para toda a cidade, a ascendência do cinema é inevitável. “Não há sociedade saudável sem cultura e o cinema é a grande arte que se estabeleceu no século XX e que engloba todas as outras: teatro, música, dança, fotografia, pintura, escrita, etc. É incrível a capacidade do cinema de transformar as pessoas.” – acrescenta Figueiredo.
Mas, afinal, como funciona o CineClube? Após a escolha o filme (que muitas vezes é selecionado via enquete em redes sociais), o Teatro Rotary disponibiliza sua primeira segunda-feira do mês para que a produção seja assistida. Em seguida, é feita uma análise pelos telespectadores, misturando pontos de vista e trocando informações sobre a obra. O interessante de tudo, é que qualquer pessoa com interesse pode aprender um pouco mais sobre cinema e acrescentar filmes fora dos padrões de venda a seu rol cinematográfico.
Para mais informações, curta a página do CineClube Cidade no Facebook, ou entre em contato com um dos organizadores.
Comentarios