Casas acolhedoras de Maria completam um ano
- Contextualize UEMG - Passos
- 30 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

A cidade de Passos se destaca em toda a região por ser uma cidade polo, inclusive sendo referencia na área da saúde. Inseridas neste contexto estão as Casas Acolhedoras de Maria, instituição sem fins lucrativos que há um ano é responsável por hospedar, acolher e auxiliar parentes de algumas pessoas da região em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Passos, Hospital do Câncer e demais hospitais.
As Casas receberam esse nome em homenagem à Maria de Lourdes Machado, mãe das três fundadoras: Regina Célia Andrade Machado, Sueli Machado Borges e Tereza Machado. Segundo Regina, a porta-voz da instituição, a ideia inicial era colocar nomes distintos para as duas casas. “Inicialmente foi pensado em Casa São Francisco e Casa Santa Terezinha, já que a proprietária da casa é nossa irmã Terezinha, inclusive por ela ser muito devota de Santa Terezinha, porém, por orientação de outras pessoas, percebemos que a sigla CAFAST ficaria muito esquisita, não muito comercial”, disse.
De acordo com Sueli, as tarefas são divididas entre as três irmãs, além de duas voluntárias e dos próprios hóspedes. “Terezinha é a responsável pela parte de contabilidade por entender mais desse assunto, já eu e a Regina ficamos com a parte prática, a parte de cuidar do andamento da casa”. Sueli relata ainda que quando surgiu a ideia ela apoiou totalmente, apesar do receio de lidar com situações que elas não conheciam, deixando o medo de lado para apoiar o projeto.
A hóspede Amábile Pironeli, aposentada, da cidade de Bonfim Paulista conta que conheceu a instituição por meio da assistente social da Santa Casa. “Ficamos sem saber como ficaríamos aqui sem conhecer nada e ela nos apontou a Regina. Viemos e conversamos e ela já nos passou o endereço. Deu tudo certo, graças a Deus”. Segundo Amábile a hospedagem é maravilhosa e não existe lugar melhor. “Estamos muito felizes porque no meio de tanta violência e tanta maldade ainda existem pessoas boas, dispostas a ajudar ao próximo”.
Para a manutenção da casa e para o pagamento das diversas contas, as proprietárias contam com doações dos próprios hóspedes que ao deixarem a casa contribuem de acordo com suas condições. Além das doações dos que por ali passam, outros moradores da cidade e da região também ajudam.
Divididas em duas casas, uma masculina e uma feminina, elas estão localizadas na rua da Praia nº 792 e 798, no bairro Penha. Os interessados em fazer doações podem depositar em Conta Poupança- Caixa: Ag: 0141 Op.13 Conta: 40.980-3.
Comments