top of page
Foto do escritorContextualize UEMG - Passos

A moda com sua alma e história

Créditos : FreeP!ck


por Julia Oliveira e Livia Oliveira


O baile de formatura se aproximava e eu já estava empolgada! Como todas as garotas da minha idade, eu já sabia o que queria: um vestido novo, brilhante e muito bonito. Era a primeira vez que eu iria a um evento desse tipo e eu estava extremamente ansiosa.


"Preciso de um vestido novo, vó! O baile de formatura é daqui algumas semanas."


Sentada em sua cadeira de balanço, minha avó me olhou e deu um leve sorriso. Era claro o que eu queria dizer, o baile de formatura é um evento importante, onde todo mundo se veste como se fosse a última festa de suas vidas! Eu queria algo novo, que me fizesse o destaque da festa.


"Novo, você diz? E por que exatamente você precisa de algo novo para ir a um baile? Já não tem um vestido que goste?"


"Mas vó, todo mundo vai estar com vestidos lindos e brilhantes, daquelas marcas caras. Não posso ir com um vestido antigo..."


Vovó, que já conhecia essa história de outros momentos, se levantou e foi até seu antigo guarda-roupa e tirou um lindo vestido de tecido azul com alguns detalhes em branco. Vovó olhou com carinho para o vestido, e eu pensei que, o brilho da festa não estivesse no preço da roupa, mas no que ela representa. Fiquei em silêncio admirando a peça de roupa, talvez fosse o jeito que a vovó falava, ou talvez fosse a história que cada costura e cada detalhe do vestido carregava.


Peguei o vestido, tocando-o com as pontas dos dedos. O tecido não era o que eu imaginava para um grande evento, mas algo me fez pensar. Eu podia comprar um vestido novo, mas qual história ele contaria? Onde estaria a memória, a verdade de quem eu realmente era?

Ainda com o vestido nas mãos, olhei para a vovó, pensativa. Eu sabia que aquilo tinha um peso que as vitrines e os comerciais de TV não tinham.


Decidi então, cheia de confiança que o usaria na festa, e não me renderia ao um vestido apenas pelo preço, pois no fim o que usamos não nos define, mas sim as histórias que escolhemos contar com o que já temos.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page