top of page
Foto do escritorContextualize UEMG - Passos

6º Festival de Poesia UNABEM celebra os 15 anos da Instituição




Redação Agência Escola - RAE UEMG

Ana Carolina Ávila


A Universidade Aberta para Maturidade realizou, entre os meses de setembro e outubro, o 6º Festival de Poesia UNABEM. Com a participação voluntária, os 23 competidores do concurso enviaram suas poesias para serem avaliadas por uma banca, composta por três discentes do 8º período do curso de Letras da UEMG – Unidade Passos. O resultado da competição foi divulgado no dia 29 de outubro, pelo grupo de WhatsApp onde ocorre os encontros da UNABEM, e contemplou 5 alunos.

Em sua 6ª edição, o tema “15 anos da UNABEM” foi escolhido para homenagear a instituição no Festival de Poesia deste ano, e trouxe o sentimento de emoção e nostalgia para alguns participantes. “Trabalhar o tema 15 anos da Unabem foi uma alegria, pelo apoio e carinho que sempre recebi da Leila e todos que estão empenhados nesse trabalho lindo de amor para conosco”, conta a 5º colocada do festival, a aluna Penha Aparecida de Castro, 78 anos. Além disso, a criatividade foi um fator primordial para a escolha dos cinco colocados, o que rendeu o 1º lugar para a aluna Nanci Gotelip Francklim, 79 anos, que descreveu a UNABEM em sua fase de crescimento até se tornar uma debutante. “Depois de tentar daqui e de lá, resolvi montar na minha cabeça uma história. Imaginei uma criança e as etapas do seu crescimento até aos 15 anos. Depois fui montando os versos para as etapas. Tive que reduzir senão ia ficar muito grande”, relata a aposentada.

Os critérios avaliados para a classificação das poesias foi o bom desenvolvimento, originalidade, coerência e clareza das ideias, além de ser uma produção inédita. Para alguns alunos, expressar seus sentimentos através da poesia foi algo prazeroso de fazer. “Gosto muito de escrever e descrever sobre tudo que me toca o coração. Poesia para mim, é a vida real escrita em versos”, conta a aluna Cecília Dalva, de 66 anos, que garantiu o 3º lugar no concurso. Para outros, foi difícil devido à timidez, como relata a aluna Maria de Lourdes Machado Brandão, 81 anos, que escreveu sua poesia após uma aula sobre “Ciclo da Vida”. “Fiquei a noite inteira tentando escrever, depois que consegui, perguntei ao meu filho o que ele achava e ele me respondeu que estava ótimo”, lembrou Maria de Lourdes.

Ao perguntar sobre a sensação de ter se classificado em 4º lugar, ela acrescenta: “para mim foi uma surpresa, não estava esperando, recebi uma visita da Leila e quando me contaram, fiquei muito feliz porque não esperava”.

Promover uma atividade educativa como o Festival de Poesia é importante para estimular a arte da escrita poética que é capaz de auxiliar na expressividade, na memória, argumentação e criatividade, como relata a coordenadora Yara Alves. O aluno e escritor Sebastião Wenceslau Borges, 75 anos, 2º colocado do Festival, ressalta a importância de participar de eventos como esse. “É sempre importante e gratificante. Tanto participar da UNABEM quanto de outros concursos. Receber um certificado de participação é sempre bom e estimulante também para continuar nesse mundo da literatura”. Todos os cinco colocados do Festival de Poesia UNABEM foram contemplados com um certificado de participação e brindes oferecidos pela universidade.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page