O CineClube, projeto que visa incentivar as produções locais com filmes de atores ou produtores passenses, carrega consigo um grande histórico de transmissão de longas metragens. Com sessões francas e abertas para toda a cidade, os encontros possibilitam que os telespectadores não só assistam a diversos filmes, mas também analisem e troquem informações sobre as obras.
Desenvolvido há um ano atrás no Teatro Rotary pelo oftalmologista e cinéfilo Patrick Figueiredo e o diretor da casa de teatro, Maurílio Romão. O CineClube caminhou bem até o final de 2016 com apresentações nas primeiras segundas-feiras do mês. Apesar disso, o projeto não conseguiu atingir uma plateia maior devido ao público restrito que frequentava o local. Patrick deixou a coordenação devido à acumulação de outras atividades, e Henrique Piotto (jornalista e cineasta) passou a fazer parte da direção do projeto.
Na nova fase, a ideia seria exibir longas e curtas-metragens semanalmente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSUL), mas este planejamento não foi concluído devido a todos os responsáveis terem outras obrigações diárias.
Sendo assim, a coordenação chegou à conclusão que seria melhor continuar com apenas uma apresentação ao mês para que o CineClube continue em andamento com o propósito de agregar um público diversificado. Atualmente a gestão é composta por Diego Vasconcelos, Renato Macedo, Carla, Maurílio Romão e Henrique Lemos Piotto.
Em parceria com o CineClube, Diego Vasconcelos professor de fotografia e audiovisual da UEMG – Unidade Passos, incluiu na sua grade escolar a apresentação de filmes para haver uma interatividade dos alunos com o meio cinematográfico. A coordenação convida a todos para conhecer o CineClub, que ocorre toda primeira segunda-feira do mês ás 20h no Teatro Rotary.
Comments