Levar habilidade e valorização para o plantio orgânico dentro das escolas municipais para os alunos é um dos objetivos do projeto de extensão “Horta Escolar: Um Recurso Didático em Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental de Passos/MG”, realizado pelas estudantes de Engenharia Agronômica da UEMG Unidade Passos, Caroline Lopes Ferreira e Larissa de Castro Pereira e orientado pela Prof.ª Dra. Celina de Almeida.
O projeto tem auxílio da Secretaria de Educação de Passos, e atualmente atende duas escolas, sendo a Escola Municipal Prof.ª Jalile Babosa Calixto e Escola Municipal Prof.º Silas Roberto Figueiredo. Os alunos do 1º ao 5º ano com faixa etária de 6 a 11 anos participam das atividades desenvolvidas pelas estudantes. Até o momento a média é de 200 crianças envolvidas com o projeto.
“Os alunos realizam atividades como plantio, semeadura, germinação, irrigação, extração de plantas daninhas e colheita” explica a bolsista Caroline que também fala da importância em conhecer e conscientizar as crianças sobre o alimento que estão cultivando, além de criar uma área onde alunos, professores e funcionários se sintam parte do processo de utilização dos alimentos produzidos dentro da escola.
Ganho Acadêmico
A discente do 6º Período de Engenharia Agronômica, Caroline Ferreira, de 21 anos, conta que o projeto esta lhe proporcionando um ganho em experiência muito valioso, uma vez que ela realiza atividades como formação de mudas, coleta de amostras de solo, realização de adubação orgânica e mineral, entre outras coisas.
Ela conta também que a vivência com as crianças, e o fato de explicar e contar para elas a utilização de cada elemento é muito gratificante. “O conhecimento adquirido é incalculável, é uma imensa responsabilidade prestar assistência e tirar dúvidas dos alunos, professores e todos os envolvidos na escola”.
Resultados do Projeto
O plantio foi realizado no inicio de agosto, e as crianças desfrutaram das tarefas que lhe foram transmitidas e lidaram muito bem com o solo e as mudas. No dia do plantio foi apresentado às salas os seus respectivos canteiros e qual semente seria plantada por eles.
Até o momento as estudantes construíram 8 canteiros em cada escola, onde cada um é destinado a um tipo de plantação, entre eles estão: plantas aromáticas, que tem como característica suas dimensões pequenas cujas folhas verdes soltam aromas como a cebolinha, salsinha, hortelã, manjericão, alface lisa, cenoura, almeirão, beterraba, rúcula, rabanete e alface americana.
As estudantes pretendem fazer a colheita dessa primeira plantação até o mês de dezembro, onde planejam realizar um novo plantio, e desejam que futuramente a manutenção da horta continue.
Todas as mudas utilizadas no projeto são produzidas na Fazenda Experimental da UEMG e tem como apoio os engenheiros e estagiários da Instituição.
Agricultura Orgânica
A Agricultura Orgânica, ou Plantio Orgânico, de acordo com a Associação de Agricultura Orgânica é um processo produtivo que não permite o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como alguns fertilizantes e agrotóxicos. O objetivo é fornecer alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade, evitar a contaminação da água usada na irrigação e a poluição do solo e lençol freático.
As práticas da agricultura orgânica implicam em 5 parâmetros:
1. Uso de adubação verde com leguminosas fixadoras de nitrogênio;
2. Adubação orgânica com uso de compostagem de matéria orgânica;
3. Criação de minhocas, a minhocultura, para a geração de húmus fertilizante;
4. Manejo da vegetação nativa;
5. Uso racional da água de irrigação.
Comments