top of page
Foto do escritorContextualize UEMG - Passos

Projeto de arborização urbana é exemplo em Passos

As árvores são obrigatórias na natureza por possuírem funções diversas. Elas auxiliam na purificação e umidificação do ar, produzem sombra, previnem o solo de erosões e ainda capturam gases tóxicos devolvendo oxigênio para a atmosfera.

Pensando nisso, o motorista Francis Ney Carvalho que trabalha como taxista há 9 anos, buscou formas de diminuir seus impactos de poluição. Como resultado, teve a ideia de criar o Eco Táxi de Passos, projeto que consiste em a cada 1.500 km percorridos, plantar uma árvore para compensar a poluição emitida com o seu trabalho.

“Ney”, como é mais conhecido por seus passageiros, explica que anos atrás ficou 25 dias sem trabalhar. Foi neste período que pesquisando a respeito de sustentabilidade na internet, assunto que sempre chamou muito a sua atenção, encontrou uma proposta interessante de um taxista paulista. João Batista dos Santos, propunha aos seus passageiros a realizarem a compensação do Monóxido de Carbono emitido pelo transporte, o que serviu de inspiração para o Eco Taxi.

Desde sua criação em Junho de 2013, o projeto é realizado sem fins lucrativos e geralmente são realizados eventos que também oferecem mudas para o plantio. As árvores são adquiridas por meio de doações e solicitações na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA e plantadas pelo próprio Ney.

Até o momento já foram realizados quase 200 plantios e a expectativa é conseguir parcerias entre a prefeitura municipal, a UEMG e algumas empresas dispostas a revitalizar o viveiro municipal o que aceleraria o processo de arborização urbana. O taxista ainda nos conta que assim que possível gostaria de promover a revitalização de todas as nascentes que sustentam a produção de água no Ribeirão Bocaina.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page