top of page
Foto do escritorContextualize UEMG - Passos

Filha de paciente se casa em Hospital do Câncer de Passos

Foto de Thaís Faria

Enquanto na maioria dos casamentos alguns convidados criticam a roupa da madrinha, falam mal da decoração, reclamam do atraso e abrem a boca para bocejar, nesta cerimônia houve espaço apenas para a emoção.

No dia 20 de junho às 15h30 no Hospital Regional do Câncer de Passos, a paciente Joana D’Arc Xavier recebeu a maior surpresa de sua vida, o casamento da filha.

Seu nome fez jus a sua pessoa. Assim como a francesa Joana d’Arc da guerra dos Cem anos, Joana foi uma heroína, mas da guerra da vida. Aos 44 anos sofria com câncer no intestino, diagnosticado em agosto de 2015. Submetida há várias cirurgias e tratamentos, entre altas e internações, seu desejo era ver sua única filha se casar.

Jessica Stefane Xavier Costa já estava de casamento marcado com Fernando Henrique do Prado Chaves para o dia 1º de setembro deste ano, quando juntamente com a médica, Luciana Helena, tiveram a ideia de antecipar a cerimônia e dar à mãe paciente a chance de realizar seu desejo.

O Hospital autorizou a cerimônia, e em um dia tudo foi organizado.

Do vestido e maquiagem da noiva à equipe de fotografia, tudo foi doado pelos profissionais e pessoas comuns da cidade de Passos. O espírito de empatia e humanidade marcou essa história.

A cerimônia ocorreu no primeiro andar, na recepção do hospital, com a presença de aproximadamente 30 pessoas, todos familiares. Realizado por um pastor, o casamento começou com a entrada de Joana, auxiliada por um cilindro de oxigênio e acompanhada por profissionais, vindo logo depois o noivo, padrinhos e, por último, como orienta a tradição, a entrada da noiva acompanhada pelo pai. A cerimônia durou cerca de quarenta minutos, tempo suficiente para que tudo ocorresse bem. Um dia depois, vinte e um de junho, foi o aniversário de Jessica.

Durante a entrevista Jessica pediu que fosse colocado seu agradecimento: “Primeiramente quero agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ter a minha mãe comigo neste dia tão importante para mim. Agradeço a toda a equipe do Hospital Regional do Câncer. E àqueles que contribuíram para que este dia fosse o mais perfeito. Que Deus abençoe cada um de vocês sempre”, agradece.

No decorrer de toda a conversa com Jessica e Joana, a palavra mais dita foi “agradecer”. E é nesse espírito de agradecimento que se encerra a matéria: “Do levantar ao deitar agradecer, não só eu, mas todos nós”, como afirmou Joana D’Arc Xavier na sua última semana de vida.

Joana faleceu no dia 28/06, na cidade de Passos, deixando o marido, o filho, amigos e familiares e uma filha recém casada.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page